Direito de Família na Mídia
Mutirão do projeto 'Paternidade responsável' movimenta zona sul
02/09/2015 Fonte: TJSPO projeto Paternidade Responsável, do Tribunal de Justiça de São Paulo, em vigor desde 2006, contribuiu para preencher a lacuna do nome do pai nas certidões de nascimento de estudantes da rede pública de ensino. O mutirão foi realizado hoje (29), na região de Santo Amaro, e quase 200 estudantes ganharam, na hora, o sobrenome paterno.
Aproximadamente 1.500 pessoas compareceram ao evento realizado nas dependências do Clube da Turma. Dentre elas, 126 tiveram dúvidas da paternidade e solicitaram o exame de DNA, que será feito mediante parceria do TJSP com o Imesc. Eles saíram com a data da perícia marcada e, também, o dia da audiência para abertura do resultado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), na região central.
Outra situação bastante procurada foi a adoção unilateral, em que o "pai de coração", que não é o biológico, quer dar seu sobrenome ao filho da companheira. Cerca de 60 interessados foram atendidos por psicólogas e assistentes sociais, que forneceram as orientações necessárias para o prosseguimento do pedido. Leia mais.